domingo, 30 de abril de 2017

Alxama



Numa estrada com imenso movimento, onde passamos algumas vezes por semana, ou mesmo por dia, aparece-nos um edifício novo, de traços modernos e muito chamativo.
Cada vez que lá passávamos, o olhar prendia-se ás enormes janelas que rodeiam todo o edifício de aspecto rectilíneo. Pesquisámos o nome que se vê em letras grandes no google e logo descobrimos que se tratava de um restaurante. Não descansámos enquanto não fomos experimentar.




Marcámos uma mesa e lá fomos nós, 21:30 e já estávamos sentados na melhor mesa possível, em frente a um cantinho com lareira e duas poltronas super confortáveis. O ambiente é maravilhoso, luz quente, crepitar de lareira e mesas muito confortáveis, como se estivéssemos na nossa sala, em casa.



A ementa é pequena, de design muito engraçado. Percebemos que por cima das mesas se encontra um cabo onde se penduram os espetos de queijo ou carne para ser mais fácil de servir. Uma ideia genial, não ocupa espaço e fica acessível a todos os que estão á mesa.
Para iniciarmos a experiência pedimos o bolo do caco e o vinho tinto da casa.



A expectativa do bolo do caco era pequena, estamos habituados ao madeirense, típico e sempre delicioso, pensámos que este seria mais um para nos entreter na espera pelos espetos pedidos. MENTIRA! Chegou-nos um enorme bolo do caco com manteiga de alho, acabado de aquecer nas brasas de lenha. Esqueçam os da madeira e desculpem-me os madeirenses, mas este foi o melhor bolo do caco que já comi. De repente fomos transportados a casa das nossas avós, onde ainda havia fornos antigos e se aquecia pão e carne para os petiscos. Ficaria a noite toda a comer este pão delicioso.



Ainda não tínhamos acabado de nos deliciar com o bolo do caco e já estavam pendurados os espetos que escolhemos, quentes, suculentos e com um cheirinho a alho delicioso. 
Um espeto só dá perfeitamente para duas pessoas, mas para os que decidem comer a mesma carne ou querem mais quantidade, pode fazer-se a escolha ao Kg.
No nosso caso, como éramos quatro e queríamos experimentar a carne, escolhemos dois espetos diferentes, o de alcatra e o do grelhar.



Para acompanhar escolhemos uma salada mista grande e milho frito. Não podíamos ter feito melhor escolha, o milho estava muito bem cozinhado, nada gorduroso e a salada vinha acompanhada por um abacate maduro, cortado em fatias bem generosas. 
Dos espetos, o favorito foi o de alcatra, pelo tempero e pela maciez da carne que se desfazia facilmente na boca. 


Para último uma das melhores partes do jantar, a sobremesa.
Decidimos pedir recomendações e ficámos a saber que a sobremesa mais pedida era o cheesecake e a da casa era a de maracujá. Vieram os dois, obviamente!!! Dificilmente divido a minha sobremesa a não ser que o objectivo seja experimentar um pouco de tudo. Claro que não consegui escolher qual o melhor, são as duas sobremesas uma verdadeira delícia. 




Terminada a experiência deste novo restaurante, aberto apenas há duas semanas, mas com a qualidade de quem já está há muito no mercado, ainda demos uma volta pelo edifício onde descobrimos que a cozinha se encontra a vista de quem a queira visitar. 
Consegue-se ver toda a carne disponível para pedidos e a que já está a ser cuidadosamente confeccionada nos espetos. Não é uma maravilha?
Este é sem duvida alguma o melhor restaurante do Algarve e sinceramente, levava-o comigo para Lisboa, onde de certo faria um enorme sucesso!!!


F.


1 comentário: