sábado, 3 de junho de 2017

A Pedido de Várias Famílias: Pele Seca

Primeiro: tenham, pelo amor de todos os santinhos, a certeza que a vossa pele é realmente seca e não desidratada. É uma diferença abissal e, por isso, importante e já falei disso aqui.


A pele seca deve-se à fraca actividade das glândulas sebáceas, sendo, por isso, a quantidade de sebo produzida muito reduzida. É um tipo de pele, embora também possa ser uma estado transitório (em casos de doença ou aquando toma de medicação como retinóides, pílulas anti-concepcionais, anti-androgénios, entre outros), e caracteriza-se principalmente pela perda de elasticidade, aspecto rugoso, descamação, sensação de repuxamento e poros foliculares muito pequenos, quase impossíveis de ver a olho nu. 
Esta é uma pele que tem muita dificuldade em absorver os produtos e cuja falta dos óleos protectores da pele aliada à sua espessura mais fina, facilita, também, a entrada de substâncias e microrganismos irritantes, o que pode tornar a pele mais sensível e susceptível à inflamação e até infecção.
Assim, é preciso ter o cuidado de usar diariamente produtos adequados a este tipo de pele e não a primeira coisa que aparece à frente. 



Produtos nutritivos, relipidantes, reconfortantes e ricos são tudo o que este tipo de pele quer, deseja incondicionalmente, mata para ter. Por isso, procurem sempre estas palavras nos vossos produtos. As galénicas para pele seca, para além de conterem uma grande percentagem de ingredientes humectantes (como a glicerina), diferem dos indicados para pele desidratada por serem especialmente ricos em emolientes e oclusivos (como a vaselina), repondo, assim, a quantidade de lípidos que deveria estar presente na pele. 

Começando pelo principio de uma rotina de cuidados, o produto escolhido para a limpeza deve sempre ter em conta a vossa preferência. Já lá vai o tempo em que as peles secas estavam limitadas a leites de limpeza! Águas micelares, óleos, leites, cremes e por aí adiante são apenas algumas opções. É importante apenas que não sejam produtos desengordurantes por razões óbvias. 


MAS por favor - por favoooor - nunca saltem este passo.Nunca. Nem que cheguem às seis da manhã com uns copos a mais. Já sei que já insisti nisto mil vezes mas é muito importante para que os produtos de tratamento sejam devidamente absorvidos.

Uma etapa dos cuidados de pele muitas vezes menosprezada é um cuidado específico para os olhos. Já sei, também sou uma chata com os olhos, não vos largo, canso um santo. Mas é porque é importante e não por eu ser simplesmente chata.  Muitas vezes as pessoas não sentem desconforto nem desidratação e, por isso, só quando as primeiras rugas começam a aparecer é que começam a pensar num cuidado específico para esta zona. Mas é mesmo importante hidratar esta área uma vez que para além de ser aqui a pele ser muito mais fina e delicada, usamos o desmaquilhante e este retira também os óleos naturais da pele para além da maquilhagem. 



Acho o Youth Lab. Wrinkles Erasure Cream for Eyes absolutamente maravilhoso em termos de conforto nesta zona tão sensível, já falei dele aqui. E outra óptima opção é o Baume "Special" Countour des Yeux da Clarins, que vai ser descontinuado, o que é, na verdade, um atentado, por ele é dos cremes de olhos mais maravilhosos que possam experimentar.








Quanto aos séruns e cremes a utilizar, procurem produtos ricos em vaselina que é um agente oclusivo evitando assim a perda de água trans-epidérmica, glicerina que é um humectante por excelência que promove a chamada de água que estas peles tanto precisam, ácido hialurónico que é o rei da hidratação, uma molécula que pode aumentar até mil vezes o seu tamanho, niacinamida que é uma forma de vitamina B3 que reduz a descamação e restaura a elasticidade, ceramidas que são uma família de lípidos  que actuam na camada superficial da pele, formando uma barreira protectora contra a perda trans-epidermica de água, entre outros.



Um sérum que considero incontornável é o Double Serum da Clarins. Ele é conhecidíssimo, super adorado e best seller mundial, portanto esta dica não é segredo nenhum. Rico em óleo mineral, com extracto de Katafray, um complexo de ácido hilurónico e extrato de kiwi, confere a pele a nutrição que tanto aclamamos neste post.





Um produto que eu gosto muito de aconselhar para quem tem pele seca é o Ceramidin da Dr. Jart+ porque para além de ser rico em ceramidas e por isso uma óptima opção para as pele secas (e até para as mistas e oleosas desidratadas na textura adequada porque as ceramidas também ajudam a manter a hidratação)tem uma textura super agradável.








Ah, e bebam água! Vai dar uma ajudinha ao nível da hidratação e faz bem à saúde no geral. Se têm dificuldade em fazê-lo, tentem arranjar uma estratégia que vos ajude a beber mais água. Não custa assim tanto, não vos estou a dizer para irem correr para a Foz, e faz mesmo diferença na saúde, incluindo a da pele.



Espero ter ajudado peles secas!!!

J.

Sem comentários:

Enviar um comentário