quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Pele seca vs Pele desidratada. Descubram as diferenças!



Pele seca é o mesmo que pele desidratada? Não! Uma pele oleosa não pode estar desidratada? Sim!! Um pele seca pode estar desidratada? Sim outra vez! Confusos?

Todos os dias a nossa pele é exposta a poluição, stress e frio, factores que influenciam o seu desenvolvimento normal. A pele é o órgão que mais interage com o ambiente externo, sendo a primeira barreira contra agressões, protegendo-nos contra a desidratação, regulando os níveis de oxidação e stress oxidativo, factores que contribuem para o envelhecimento prematuro da pele. Estão a perceber porquê que devem cuidar bem dela? É
 fundamental entender os diferentes tipos de pele e suas condições, assim como os seus potenciais agressores.

A pele desidratada é um estado de pele e caracteriza-se pela diminuição da água (e não de gordura, como no caso da pele seca) na pele, podendo manifestar-se em qualquer tipo de pele. Isto é, uma pessoa pode ter pele oleosa e desidratada, pele seca e desidratada, mista e desidratada, por aí fora! 

É caracterizada por absorver muito rapidamente toda a água aplicada no rosto (absorve cremes muito rapidamente, a maquilhagem fica seca rapidamente no rosto e manchada), falta de luminosidade, elasticidade e conforto, sendo comum ter sensação de repuxamento, descamação, retração e ate uma destruturação da epiderme formando micro-rugas (as chamadas linhas de desidratação). Este estado é muitas vezes provocado por factores externos, como produtos de limpeza de rosto ou agressões ambientais.

Vamos a produtos, aos favoritos! Começando pelos séruns, estes são uma ótima (mas mesmo ótima, a melhor!!) opção, uma vez são super concentrados e que a sua textura é leve, perfeita até para as pelees mais oleosas. Portanto, arranjem um sérum hidratante. Mesmo. Mesmo. Mesmooo. Usem-no de manhã e/ou à noite, quando vos apetecer, mas usem! Ainda que achem que não têm a pele desidratada, porque provavelmente têm!

Um dos meus super favoritos é o Hydrabio Sérum Bioderma. Tem uma textura em gel ultra fresca e proporciona hidratação intensa, instantânea e duradoura, confere conforto, flexibilidade e luminosidade mantendo a hidratação a longo termo. É um produto muito simples mas maravilhoso, o que prova que em alguns caso o menos é mesmo mais! Tem apenas ácido hialurónico, glicerina e xilitol, que promovem uma hidratação duradoura. 







Neste momento estou a usar o Hydra-Essentiel Bi-Sérum Intensif da Clarins e adoro! Também este sérum é principalmente à base de ácido hialurónico, mas tem também alguns óleos de plantas na sua composição que o tornam um pouco diferente dos restantes. A sua textura confere conforto imediato e duradouro à pele, sendo um perfeito cuidado hidratante intensivo SOS.






Relativamente a cremes, estes existem em texturas adequadas a cada tipo de pele uma vez que o facto de uma pele estar desidratada não significa que não continue a precisar de emolientes ou matificantes, consoante o tipos de pele de cada um. Por isso, na minha opinião, os cuidados para a pele desidratada devem ser complementos como os séruns ou as máscaras, preferindo utilizar os cremes para ir de encontro às necessidades que o tipo de pele de cada um necessita.

Existem ainda as máscaras. Apesar de eu preferir uma boa rotina que previna o uso SOS de outros produtos existem máscaras interessantíssimas que podem dar uma boa ajuda à nossa pele. Cuidar nunca é demais e uma máscara hidratante é sempre uma boa ideia, há sempre uma emergênciazinha de pele desidratada. 

A Thirst Relief Mask da Youth Lab, que agora também se vende em monodoses, é um exemplo de uma máscara de sonho! Com ácido hialurónico e ceramidas, esta é uma mascara de hidratação intensiva com efeito até seis horas.




A Galenic também dá o ar de sua graça com uma mascara de hidratação inacreditável. Galenic Aquapulpe Máscara Rehidratante Express é uma máscara hidratante que estimula o processo natural de hidratação da pele. Contém mentol, responsável por uma frescura intensa e ácido hialurónico.





Outra máscara absolutamente incrível e incontornável é a Sensibio Mask da Bioderma. Ela é um autentico banho de hidratação e tem dupla acção calmante graças à ramnose, dando extremo conforto à pele por conter xilitol, glicerina e enoxolona na sua composição. 





Já a pele seca é um tipo de pele. Esta deve-se à fraca atividade das glândulas sebáceas e caracteriza-se principalmente pela perda de elasticidade, aspecto rugoso, descamação e poros pequenos, muitas vezes quase invisíveis a olho nu, e sensação de repuxamento. Este tipo de pele tem muita dificuldade em absorver produtos e apresenta facilmente fases de maior sensibilidade, uma vez que há ausência dos óleos protetores da pele. 


Uma pele seca pode perfeitamente usar produtos para peles desidratadas, sem no entanto descurar a utilização de cuidados nutritivos que a este tipo de pele tanto gosta e precisa. Peles secas: usar sempre cremes de dia e de noite com texturas ricas e nutritivas, podem inclusivamente adicionar algumas gotas de um óleo nutritivo ao vosso creme de noite, como o Huile Prodigieux da Nuxe ou o Huile Orchidée Bleue da Clarins, para obterem maior conforto.



A principal questão neste tema, e o motivo de maior confusão, é que normalmente se confunde a pele desidratada com pele seca e como os produtos para para pele seca são ricos em óleos e excipientes gordurosos tornam-se catastróficos em peles mistas e oleosas. 

Posto isto, agora já têm mais um trunfo para uma pele perfeita.


                                                                                                                                                             J.



Sem comentários:

Enviar um comentário