quinta-feira, 16 de março de 2017

Grego

Adoro quando para além de um restaurante novo temos um novo tipo de cozinha para experimentar.
Este fim de semana fomos parar a um restaurante tipicamente grego e foi de chorar por mais.
Não foi preciso pesquisar pois pelos vistos, este é o melhor restaurante que podemos encontrar por aqui, toda a gente o conhece e há filas que se tornam bem aborrecidas se não nos lembrarmos de reservar uma mesa. Normalmente já fico contente se vejo uma enorme fila de espera, quer dizer que é, quase de certeza, muito bom.
Lá fomos nós ao Pita.gr, já com mesa marcada e no horário previsto, pois mesmo com reserva não é possível haver grandes atrasos, dado que o restaurante enche MESMOOOO !!!







Como há já alguns anos que não ia a um restaurante grego decidi pesquisar no google quais os pratos mais famosos e deliciosos deste tipo de gastronomia.
Depois de uns quantos nomes esquisitos acabados muito provavelmente em aka ou ita lá me decidi, mesmo antes de ver o menu do restaurante, que ia comer uma Musaka.
O mais engraçado foi chegar ao restaurante, ver o menu e encontrar a Musaka como sugestão do chefe, estava mesmo decidido.
Uma das vantagens de ainda sermos alguns à mesa é o facto de podermos provar diversos pratos.
Vamos começar pelas entradas deliciosas que experimentei.
A primeira uma Tropita, massa folhada recheada de espinafres, uma delicia para os olhos e para o paladar que passou a ser a minha favorita. Logo depois veio o Saganaki, já tinha escolhido favorito? Afinal passa a ser o este, um queijo de cabra grelhado com temperos gregos que apetece repetir de imediato.



Acho que conseguia fazer deste, o meu prato principal.
Mas esperem... Há mais duas entradas maravilhosas. Uma tábua de Mezzes, também ela uma recomendação do chefe, com patés deliciosos para experimentarmos com o pão fininho, quente e cheiroso que acabou de nos chegar á mesa.






Conseguia mesmo fazer a minha refeição só com estas entradas deliciosas. Da tábua de Mezzes destaco o hummus muito bem confeccionado e o paté de beringela fumado. 
Ainda não tínhamos acabado de nos deliciar com estas entradas e chegou mais um pequeno prato com feijões. O engraçado é que estes feijões são o triplo do tamanho de um feijão normal! Já alguma vez tinham visto ? 






Chamam-se gigantes e são umas feijocas gregas bem macias assadas com tomate e aipo. De todas as entradas esta foi a mais simples, não deixando de ser igualmente deliciosa.
A melhor parte foi a dos pratos principais, as nossas maravilhosas Musakas que eu tanto ansiava experimentar. Um prato que o google me diz que é o mais famoso e que o chefe me recomenda? Enormes expectativas!!!! 




A apresentação do prato por si só já me agradou bastante, muito bem servido, acompanhado de umas batatinhas cortadas em gomos com especiarias, uma salada e um puré de azeitonas.
Beringelas, carne picada, bechamel e queijo feta é tudo o que leva este prato tão típico. Parece um empadão mas ainda mais saboroso e menos pesado, por não ser feito de batata mas sim de beringela. A textura é fofinha e espalha-se maravilhosamente na boca, dando para perceber na perfeição o sabor do queijo feta de que tanto gosto.
Adorei!!! 






Obviamente que se eu fosse uma pessoa normal, teria ficado por aqui, já tinha comido imensas entradas, pão e o meu prato inteiro... Já tinha roubado uns bocadinhos dos pratos dos meus amigos... Estaria satisfeita e terminaria apenas com um café ou um chá.
Mas não, já sabem que é impossível não provar uma sobremesa, uma só.
Na carta havia uma opção muito interessante, Siropiasta, uma variedade de doces típicos gregos.
A nossa recomendação era o cheesecake mas parece que fomos tarde na escolha, já não havia para todos. Assim, lá escolhemos a Siropiasta, que me parecia muito interessante já que nos dava a conhecer um pouco de cada doce da carta.
Veio uma mousse de iogurte grego, não espectacular mas que acabou por se tornar uma opção fresca para intercalar com os restantes doces. Um Tahini Choco, que era uma mousse de tahini que apareceu em forma de pirâmide, com base de bolachas de mel, bastante bom. Um Kataifi, que é  um ninho de massa filo recheado com amêndoas e baunilha, o aspecto é esquisito mas em termos de sabor faz lembrar um doce típico algarvio. Duas Baklavas, uns mini docinhos crocantes de massa filo recheada com nozes e canela, um pouco estranho de mastigar mas muito bom em termos de sabor. 
E por ultimo, o que resolvi deixar para saborear no final, o maravilhoso cheesecake de maracujá, uma base de bolacha normal mas um recheio mais fofo e espumoso do que é costume. As nozes por cima com um bocadinho de mel ainda lhe deram um toque mais delicioso, sem ser demasiado doce foi sem duvida a minha sobremesa favorita. Quando voltar é só mesmo esta que vou escolher, só espero chegar a tempo.


Esqueci-me de referir que acompanhamos a refeição com vinho tinto típico da região, como não percebo absolutamente nada de vinhos, resta-me dizer que era delicioso e frutado, acompanhando lindamente estes pratos. 
O serviço do restaurante é familiar, muito atencioso, rápido e simpático. 
Vale mesmo a pena passar a ponte até á Costa da Caparica e parar neste restaurante divinal!!!! 








Sem comentários:

Enviar um comentário