quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Hygge

Desde 2012 que é feito um relatório anual pela ONU, onde a Dinamarca aparece como o país mais feliz do Mundo, dizem os dinamarqueses que se deve ao Hygge. Esta palavra que parece tão pequenina e simples de pronunciar, diz-se "Hugha", uma junção do francês "Une" com um "H" lido em inglês de "Hey" antes e no final um "ga", lendo-se "Hugha". Tal como a nossa Saudade, este Hygge não tem tradução possível.





Este conceito baseia-se naquilo que nos faz sentir seguros, felizes, confortáveis e muito zen, estando presente em tudo o que nos dá prazer. Pode ser uma cor, um prato, uma decoração, um vinho, um livro ou simplesmente state of mind, que nos deixa felizes e longe de todas as adversidades. 




Não é então possível dizer que vamos praticar agora o Hygge, é simplesmente um sentimento, que pode ser partilhado com um pequeno grupo de amigos, durante um jantar ou uma conversa agradável. É claro que podemos procurar juntar todas as condicionantes e esperar um momento Hygge, convidar os nossos melhores amigos a partilhar um jantar lá em casa, cuidar do ambiente envolvente com algumas velas ou luzes indirectas e quentes, evitar os telefones e tudo o que possa interferir com a descontração que queremos transmitir, confeccionar um prato onde possam todos ajudar e tentar que todos participem na mesma conversa. O ideal é estar muito confortável e longe de qualquer tipo de julgamento ou discussão e fugir dos ambientes Uhyggelig que é como quem diz, não-Hygge, discotecas ou bares barulhentos e cheios de gente.




Parece que o Hygge é uma arte de criar uma atmosfera confortável e simpática, que nos aquece a alma, em qualquer parte. Assim, uma experiência Hyggeligt pode ser, ter tempo de ler aquele livro que tanto gostamos deitados no sofá, embrulhados em mantas fofinhas, enquanto bebemos um chocolate quente e chove lá fora. 
Parece mesmo muito fácil não é?
Estou a pensar agora mesmo, que mais umas velas em tons de bege e aquela manta de pelo enorme que vi, ficariam uma maravilha aqui na sala.




Concluindo, Hygge não é para se tentar traduzir, é para se sentir e partilhar com quem mais gostamos, atingindo a felicidade numa base diária. Vamos tentar fazer algo Hygge hoje?







Sem comentários:

Enviar um comentário