terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Quem deixa de fumar engorda ou fumar emagrece?




Quem deixa de fumar engorda ou fumar emagrece?


Quem deixa de fumar engorda ou fumar emagrece? Em parceria com a Facilitas Healthcare, vimos esmiuçar esta pertinente questão. A nossa amiga Marta Andrade lançou-nos este desafio e nós, como curiosas mulheres da área da saúde, aceitámos no mesmo momento. 







Emagrecimento e efeitos da cessação tabágica no aumento do peso, já todos imaginamos, são questões cada vez mais recorrentes. 

A associação do tabaco ao emagrecimento é real mas a afirmação de que este vício mortal emagrece é um mito uma vez que não é o tabaco em si que provoca a perda de peso dos fumadores. O que geralmente acontece é que as pessoas fumam regularmente quando têm fome, de modo a saciar essa necessidade com a nicotina. 

No entanto, o que as pessoas desconhecem é que os fumadores apresentam uma maior tendência de acumulação de gordura abdominal perigosa, que é mascarada pela falta de apetite, provocando aquilo que é chamado de “obesidade com peso normal” (uma percentagem de gordura excessiva para o peso adaptado à altura). Como tal, o menor peso corporal dos fumadores não reduz o seu risco de obesidade, muito pelo contrário! As pessoas que fumam apresentam um maior risco de sobrepeso que os não fumadores. 

Os investigadores acreditam que o consumo de tabaco está fortemente associado a um estilo de vida e hábitos pouco saudáveis e que os próprios fumadores são menos conscientes da sua saúde, para além de possuírem uma menor força de vontade para cuidar de si, o que os torna mais vulneráveis ao aumento de peso. 

E deixar de fumar engorda? A resposta também é não! A coisa é mais complexa que isso, isto é,  após a cessação tabágica, o corpo do ex-fumador sofre um choque metabólico resultante da privação da nicotina. Isto significa que o estímulo saciante que colmatava a fome deixa de existir e os fumadores, que por si só já se preocupam menos com a sua saúde e alimentação, esquecem-se de ajustar os seus hábitos alimentares à nova realidade. Assim, continuam a comer sem cuidado e mais vezes ao dia, de forma a compensar a gula que era, anteriormente, suprimida pelo tabaco. 

Aliado a estes fatores, existe também o problema de peso dissimulado que, na ausência da nicotina, acaba por revelar a flacidez do corpo, até agora mascarada pela aceleração do metabolismo, que acaba por voltar ao normal. 




E agora, fumadores, vamos ao que interessa! Existe solução para deixar de fumar sem engordar? Simmmmmmm! Portugal já possui a terapia Soft Laser da Facilitas Healthcare, um tratamento de cessação tabágica com resultados comprovados em apenas uma sessão, 90% de taxa de sucesso e eficácia maximizada na redução dos sintomas de abstinência do tabaco, o principal motivo de recaídas e de aumento de peso. A terapia softlaser da Facilitas Healthcare já é líder em programas de Cessação tabágica. O seu programa inclui o equilíbrio da ansiedade alimentar ao deixar de fumar, podendo ainda ser complementada com um programa de gestão de peso, para que não existam mais desculpas para abandonar o vício.

Agora que já sabem por onde passa a solução, os fumadores interessados em deixar este vicio de parte, sem engordar, que se acusem e se apressem porque, amanhã já é tarde!!!

O blogue Forget The Diamonds e a Facilitas Healthcare oferecem a todos os leitores 30€ de desconto em cada tratamento, bastando para isso indicar que leu este post quando marcar a sua consulta.


J. e F.

2 comentários:

  1. Será que resulta mesmo? Ando Martinhos por acabar com este vicio!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa amiga Marta Andrade e a Facilitas Healthcare terão todo o gosto em recebe-lo para tirar todas as dúvidas. Obrigada.

      Eliminar