quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Roma em 24h

Tentar conhecer Roma em vinte e quatro horas soa a ideia de loucos. 
Não fomos conhece-la nestes tramites, mas fomos mostra-la. 
Não visito muitas vezes esta cidade maravilhosa, mas todas as vezes em que tenho a sorte de me ser possível passar alguns dias, ou mesmo algumas horas por lá, aproveito para passear e conhecer sítios novos.
Desta vez, levámos um amigo e decidimos que iríamos mostrar o que mais gostamos da cidade no tempo disponível, as 24horas. 







Acordar bem cedo e rumar ao centro da cidade é o melhor a fazer. Actualizar a aplicação CityMaps2Go (a minha favorita) e partir à descoberta. 
Para quem é amante de filmes, como nós, sabe que por exemplo um dos nossos favoritos, o Comer, Orar, Amar, também se passa em Roma, onde a Julia Roberts descobre o prazer da comida e de passear por estas estreitas ruas. Depois temos o Para Roma com Amor e por exemplo o Vaticano - Anjos e Demónios, todos com imagens maravilhosas de Roma que nos fazem querer conhecer todos os seus recantos. Quando levo alguém de viagem, aconselho sempre a ver um ou dois filmes passados no sitio para onde vamos, acho que é maravilhoso depois passarmos por locais que vimos há relativamente pouco tempo na televisão.




O monumento a Vittorio Emanuelle é o primeiro por onde passamos, quando chegamos ao centro da cidade. É um monumento imponente, construído em mármores brancos e que consegue ser visto por quase toda a Roma. 





Passar pelo Coliseu é obrigatório e para quem estiver com mais tempo e ainda não conhecer, o ideal é entrar e aproveitar para ver o local onde eram organizaras lutas entre gladiadores e animais ferozes e selvagens. É provavelmente o monumento mais conhecido e mais visto de Roma.



Continuando o passeio podemos ver o Fórum Romano e logo depois o Arco Constantino, construído para celebrar a vitória de Constantino uma batalha entre dois imperadores. Não é possível nem entrar nem passar por baixo deste arco.


O Panteão é também obrigatório e de rápida visita. No interior é possivel ver túmulos de antigos membros da igreja católica e de artistas que por ela fizeram algo importante. Lembram-se do filme que já falei Anjos e Demónios? Aparecem imensas imagens do Panteão. 



Depois de tantos monumentos e embora não pareça, já passou a manhã e estamos na hora de almoço. Um dos meus sítios preferidos é a Pizzeria da Baffetto. É rápido, grande o suficiente para ter sempre mesa disponível e a comida é óptima. 





A maravilhosa Fontana di Trevi não ficou obviamente esquecida, infelizmente desta vez estava em obras, mas não deixa de ser uma maravilha. É uma das maiores fontes barrocas de Roma.
Contam os romanos que quem lança uma moeda nesta fonte, de costas e com a mão direita por cima do ombro esquerdo, acaba por regressar a Roma. Não sei se foi das duas moedas que já lá deixei, mas a verdade é que pelo menos uma vez por ano volto a passear por aqui.



Vamos agora a pé em direcção ao Vaticano. 
Não há palavras para descrever este caminho, há quem diga que é uma loucura fazer tudo a pé, mas eu adoro! Sou fã destas maravilhosas paisagens.




Basílica de São Pedro foi deixada quase para último, mas não sem um propósito. Ao fim do dia as filas já não são tão grandes e o calor já é mais suportável. Esta Basílica é muito importante para a religião católica e tem obras de arte maravilhosas. 



Uma das imagens que mais me marcou e que continuo a gostar muito de ver é a Pietà, de Miguel Angelo. Uma escultura feita em mármore, de Jesus morto nos braços da Virgem Maria. Transmite uma paixão enorme de uma mãe para com um filho que não me é possível descrever. 







Entretanto, para acabar a tarde em beleza não há nada como um gelado na famosa OldBridge
Fica perto do Museu do Vaticano e é normalmente onde se vê uma longa fila de espera. Mas CALMA, não há que ter medo, a fila anda rápido e a espera vale mesmo a pena! Por dois euros podemos saborear uma enorme bola de gelado caseiro. Posso dizer-vos que um dos meus sabores favoritos é o Pistacchio mas que conseguia passar a tarde inteira a provar cada um dos que estão expostos.  



De regresso ao Hotel o caminho é o mesmo mas agora iluminado por um belíssimo por do sol. Estas paisagens valem mesmo a quantidade de Km's que se fazem nestas 24h de visita.


Espero que tenham mais umas horas para uma visita maior e melhor e que se consigam deliciar com tudo o que esta cidade tem para nos oferecer. 
Meravigliosa Roma !!!! 


F.

2 comentários:

  1. adoro Roma. acho que se passasse um ano lá, não conseguiria ver tudo. na maravilhosa lista, para mim falta o Castelo de Sant`Angelo ou Mausoléu de Adriano. por mais que passe por ele fico sempre maravilhada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada Fatima Gonçalves! É mesmo verdade, por mais que se vá a Roma há sempre algo que fica por ver e conhecer.
      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar