sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Tapiocar



Mais ou menos recheadas, doces ou salgadas, vão ser sempre a minha perdição.
Já desde o ano passado que investigo por toda a internet as mil e uma receitas existentes e as tento imitar ou mesmo recriar em casa.
A verdade é que normalmente, são um verdadeiro sucesso.






A que mais uso é a Tapioca Da Terrinha, não tem glúten e é super fácil de usar, não precisa de ficar em água no dia anterior nem de ser peneirada, é só colocar na frigideira e está provinha a comer.
Normalmente é o A. que traz sacos de 1Kg directamente do Rio de Janeiro, mas sei que já há por cá a preços muito razoáveis.
Uma das receitas que não me canso de repetir é a Tapioca Recheada com Banana, primeiro porque as bananas não duram muito cá po casa e segundo porque é das mais rápidas. Normalmente, se tiver uns minutinhos disponíveis, numa frigideira pequenina (de estrelar ovos) coloco a banana cortada em rodelas e uma colher de mel, aqueço um bocadinho até ficar com um aspecto mais pastoso e coloco por cima da tapioca, acrescentando um bocadinho de canela e dobrando-a logo de seguida para que ganhe a forma fechada de que tanto gosto. 




Se o tempo for menor e tiver que fazer uma tapioca mesmo rápida, coloco uma camada fininha da tapioca numa frigideira média, acendo o fogão em lume médio, espero uns dois minutinhos, verifico se já está tudo unido num crepe só e coloco as rodelas de banana em cima, dobrando de imediato e colocando logo no prato. Claro que fica um pouco mais seca, mas se adicionar-mos mel e canela por cima também vai ficar deliciosa.




Outra das receitas que gosto muito de fazer é a da Tapioca com Coco, normalmente a maneira de fazer a base, a tapioca em si, é sempre, SEMPRE, igual. Colocar uma camada fininha na frigideira, acender o lume, deixar por um ou dois minutos e verificar se está tudo coladinho. Na tapioca de coco uso apenas coco, umas fatias de coco por dentro e coco ralado por fora. Fica delicioso e muito saudável.



Há uma que adoro, a Tapioca de Kiwi. É tão fácil como a de banana e em tudo semelhante, basta usar um Kiwi bem maduro, cortar as rodelas e colocar por cima da tapioca, depois é só dobrar e salpicar de canela. Se gostarem de manteiga de amendoim, vai ficar lindamente a junção dos dois sabores. 


Mas nem todas as receitas têm obrigatoriamente que ser doces.
Muitas vezes, quando não me apetece doce (muito raro), uso algumas opções salgadas para as minhas receitas. Uma das que mais uso aqui por casa é a Tapioca de Atum, a base volta a ser feita exactamente da mesma maneira, e o atum é salteado com o que me apetecer numa pequena frigideira ao lado. Ponho queijo quark ou mesmo ralado, fiambre de frango ou de perú, oregãos, alho e cebola.... Uma infinidade de ingredientes que gosto de juntar a este peixe, depois é só dobrar e já está, pronto a comer. Uma outra opção salgada e maravilhosa é a Tapioca de Queijo e Fiambre, uma fatia de cada por cima da base, deixar um bocadinho ainda em cima da frigideira para ficar tudo um pouco derretido, dobrar e comer quentinho. 


Deixei o melhor para o fim, a verdadeira bomba calórica. 
A Tapioca de Nutella, é das minhas favoritas e só é a menos feita por mim por ser uma verdadeira bomba, que me iria estragar ainda mais os longínquos planos de dieta. Esta receita também é super fácil e faz uma sobremesa maravilhosa. Aquecemos um bocadinho a Nutella no microondas para ficar mais derretida, adicionamos á tapioca ja feita, dobramos e polvilhamos com coco ralado por cima. 

Não é tudo uma delícia?

F.



Sem comentários:

Enviar um comentário