quarta-feira, 1 de março de 2017

Pequenos Almoços I


Quem me conhece bem sabe que normalmente adormeço já a pensar no pequeno-almoço da manhã seguinte. Quando estou a trabalhar e a dormir fora, adoro acordar bem cedo e descer para degustar calmamente os pequenos almoços dos hotéis onde fico, no caso de ir trabalhar de manhã uma das primeiras coisas que faço quando o avião já vai bem alto é tomar calmamente o meu pequeno-almoço, já que normalmente em casa o tomo um pouco mais a correr para ter tempo de me maquilhar e fardar decentemente (Principalmente quando os voos são os das cinco ou seis da manhã).






Nas semanas mais agitadas de trabalho costumo gostar de deixar o pequeno-almoço semi preparado de véspera, ou pelo menos ter ideia do que vou comer quando acordar. 

O mais comum é comer duas ou três colheres de sopa de Iogurte Grego ou de Kefir com mais umas três colheres de sopa de Muesli de frutas, um café e ir embora trabalhar.
O que faço quando estou de folga ou quando tenho mais tempo já varia mais um bocadinho e melhora bastante em termos de qualidade.
Papas de aveia são as minhas favoritas, normalmente compro a aveia grossa, faço-as em água e coloco-as dentro de um copo de modo a fazer doses individuais. Adiciono iogurte de um ou de dois sabores diferentes, uma ou duas bolachas digestivas esmigalhadas e algumas fatias de banana. A aveia deixa-nos saciados durante muito mais tempo o que é maravilhoso para irmos treinar ou trabalhar e não termos ataques de fome para comer barras de chocolates ou croissants. 




Quem me conhece também sabe que há sempre uma conversa diária com a J.  onde partilhamos desde comida, roupa, ideias, restaurantes, viagens... Tudo um pouco. Numa destas conversas matinais, diz-me a J. que o pequeno almoço vai ser uma Papa Adormecida. OK... E O QUE É UMA PAPA ADORMECIDA? Fiquei curiosa até receber a fotografia da dita papa. É então uma papa de aveia feita no dia anterior, sem ir ao lume. A J. adicionou algumas colheres de aveia a outras em numero igual de iogurte e acrescentou alguns frutos vermelhos. O resultado pareceu-me maravilhoso e tive que fazer para a manhã seguinte.






Coloquei duas colheres de sopa de aveia, duas de iogurte grego e uma colher de chá de doce de damasco. 
O resultado do dia seguinte foi o da fotografia acima, mas sinceramente não foi brilhante e voltei a fazer as minhas papas de aveia no fogão, agora com uma versão mais moderna, as papas douradas.








Desde que comecei a fazer as minhas próprias receitas de leite dourado que estou fã. Fico mais desperta durante a manhã e principalmente com menos ataques de fome. Até consigo aguentar um treino inteiro da K.O. Team (sim, é um treino a sério) sem o estômago me lembrar que quando chegar a casa tenho que comer.
Estas papas são mesmo fáceis, levam exactamente o mesmo que o leite dourado mas substitui-se o leite por água, e adiciona-se cerca de 60g de aveia, deixando cozinhar. No final adiciono uma colher de sopa de iogurte grego sem sabor e já está!!! Maravilhoso este pequeno-almoço.





Mas o meu pequeno-almoço está longe de ser todos os dias papas de aveia de diversas cores e sabores. Há dias em que não há tempo para fazer papas e também não as há feitas do dia anterior. Não apetece iogurte.... Como Muesli com leite de coco ou de soja e umas fatias de fruta. Normalmente a fruta que estiver mais madura. Esta taça de kiwi é a combinação que mais gosto.
Fica delicioso e é super rápido de fazer. 





Nos dias em que há muito mais tempo há panquecas, deliciosas panquecas, daquelas que ao fazermos estamos a deixar um cheiro maravilhoso espalhado pela casa.
Estas levam só 250g de farinha integral ou farinha de aveia, dois ovos, 200ml de leite e mel para espalhar por cima.



Claro que, tendo a receita base, o mais fácil depois é inventar!!!!  Uma das minhas panquecas favoritas é a de mel, canela e banana ou então a de chocolate. São tão deliciosas que é difícil comer apenas uma.



Não podia mesmo faltar a minha tapioca. É rápida de fazer e portanto não preciso de muito tempo. Se acordar e vir que consigo fazer tudo com calma faço uma tapioca e recheio com o que houver e me apetecer, no frigorífico. Normalmente ponho uma colher de iogurte grego com chocolate em pó ou canela ou então fruta cortada aos pedacinhos com mel.
De qualquer uma das maneiras, tapioca é sempre deliciosa, doce ou salgada!!! 
Acompanho sempre quer as panquecas, quer a tapioca, com leite dourado, um matcha latte ou com chá verde.


Deixei o melhor para último. A minha versão de pequeno-almoço quando tenho mesmo muito tempo livre e o A. está em casa.
Quando estamos os dois de folga só apetece fazer pequenos almoços intermináveis que ás vezes se transformam em Brunch. 
A fotografia é de um dos últimos que fiz. Um pão de alfarroba acabadinho de fazer no microondas, super saudável e delicioso, um bolo de cenoura super-hiper-mega saudável e também acabadinho de fazer no forno, umas laranjas doces cortadas em fatias, fiambre de perú, queijo quark e matcha latte para acompanhar. Não apetece ir já fazer um menu destes?

Espero ter melhorado as vossas manhãs e as vossas ideias de pequeno-almoço.
BOM DIA!!!!!


F.




Sem comentários:

Enviar um comentário