quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

O Paraíso

A primeira vez que fui a Bali, foi por ter adorado o filme Eat, Pray, Love e ter devorado o livro com o mesmo titulo da autora Elizabeth Gilbert. O motivo da viagem; a curiosidade pela cultura asiática e também a busca de algo diferente, simples e pacifico, um pouco como no filme.
Foi paixão à primeira visita. 








Em Bali, a maioria dos habitantes é Hindu, cultivando o espirito da natureza e o agradecimento diário por tudo aquilo que os rodeia.
Chamou-me a atenção o facto de todos os dias, de manhã bem cedo, as pessoas se dirigirem a um local especifico com um pequeno tabuleiro com diversos objectos em cima. Fazem uma pequena caixa de folha de bananeira chamada Canang Saris e lá dentro colocam uma moeda, uma porção de comida, flores e incenso. Quando estas oferendas são colocadas no chão, são para afastar todos os espíritos do mal, quando colocadas no alto de pedras ou templos, são para agradecer aos espíritos do bem. 
É por isso que quando falo em Bali, o cheiro a incenso é uma das características mais importantes para conseguir descrever as ruas, não há nenhum cantinho onde não esteja uma pequena caixinha destas.




As praias, são na sua maioria, um postal de agua azul e rochas cobertas de diversos tons de verde. 
Se me perguntarem qual é a que mais gosto, embora a fotografia seja em Uluwatu, a favorita é Bingin. Não só pela praia em si mas por todo o ambiente que nela se vive. Um espirito jovem, descontraído e feliz em que todos os problemas são deixados no cimo das escadas e a vida é encarada com uma certa leveza. 
A primeira vez que visitei Bali e conheci Bingin, jurei que voltaria e me instalaria por ali. 
Assim foi, não resisti a voltar e a ficar umas noites nesta praia maravilhosa para aproveitar cada momento especial que nela se vive.
Consegui transmitir o mesmo amor ao A. que hoje em dia fala em voltar brevemente.
Não posso de modo algum, deixar de falar no Kelly's Warung, um sitio maravilhoso mesmo em frente ao mar, em cima da areia, onde se comem as melhores taças de Pitaya e de Açaí. 




Em Bali tudo transpira cor, alegria de viver e paz.
A comida tradicional é deliciosa e muito saudável. Há imensos pratos com arroz, massa, ovo, frango, espetadas de carne com molho de soja, pratos com molho de amendoim, panquecas feitas de banana... Uma lista enorme de pratos deliciosos de onde posso (e devo) destacar o Nasi ou o Mie Goreng, um prato de arroz ou massa, vegetais e frango com molho picante e ovo estrelado, o Gado-Gado, uma salada picante de ovos, vegetais, tofu e molho de amendoim, o Chicken Satay, pequenas espetadas de frango grelhado com molho de amendoim e finalmente, as deliciosas Banana Pancakes, que não são mais que panquecas feitas com bananas e chocolate. 




Escusado será dizer que gosto de TODOS os pratos mais conhecidos e servidos em Bali.

É impossível não falar de uma das coisas que mais gosto (provavelmente vocês também) de ver quando estou de férias, o por do sol. Aqui o sol põe-se no mar em tons quentes de vermelho e laranja.




Se estiver mais animada, gosto de ver o por do sol num bar de praia como por exemplo o Single Fin em Uluwatu, o Ku-De-Ta em Seminyak ou o El Kabron em Bingin. Se a ideia for relaxar e desfrutar de um momento Zen, o ideal é ver na areia de qualquer praia acompanhada de uma Bintang. Se o objectivo for jantar com a luz romântica desta altura do dia, então é em Jimbaran que se encontram os melhores restaurantes, pé na areia, com uma imensidão de peixes e mariscos acabados de pescar.


Para terminar os passeios, recomendo vivamente Ubud, onde gosto sempre de passar os dias que antecedem o regresso a casa. Paisagens verdejantes, extensos arrozais e locais maravilhosos para visitar. Desde a floresta dos macacos a Ketut, o curandeiro do filme Eat, Pray, Love



Já me estava a esquecer de outro dos meus locais favoritos, só descoberto na segunda viagem a Bali, Canggu. Não é das praias mais bonitas de Bali, provavelmente está na lista das mais feias, a areia é preta e o mar não é de um azul tão intenso como nas outras, mas o ambiente é mais do que maravilhoso, transpira calma e tranquilidade.
A maioria das pessoas que por aqui anda é adepta de um estilo de vida saudável, pratica Yoga, Surf ou algum outro tipo de exercício fisico.   As lojas são descontraídas e coloridas e a zona de restaurantes em frente ao mar, faz lembrar uma festa de praia, onde as luzes são pequenas bolas coloridas penduradas em fios, semelhantes ás da árvore de natal. 
Tem dois dos meus restaurantes favoritos, o Nalu Bowls e o DEUS EX MACHINA, e duas das lojas favoritas do A., a Insight e uma óptica com todos os modelos de Les Specs



Poderia continuar aqui por mais algumas horas, a tentar descrever as viagens a Bali e o quanto estas nos podem mudar enquanto pessoas, mas o ideal mesmo é irem viver esta experiência. 
É um dos sítios que nunca me vou importar de repetir, pois sempre que de lá volto, trago algo que me acrescenta e me faz feliz.

F.


Sem comentários:

Enviar um comentário